destinations

Porto

O Porto é a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale. É uma cidade conhecida mundialmente pelo vinho,  pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, pela qualidade dos seus restaurantes e pela sua gastronomia, pela sua principal equipa de futebol, o Futebol Clube do Porto… É uma cidade com carácter e personalidade, de sotaque vincado e inconfundível; é sinónimo de boa comida, de gente simpática e solidária e de uma beleza e genuinidade que não se encontra amiúde.
Aqui fica o convite a um passeio pelas ruas estreitas do Porto; pelos seus costumes e a sua gente e, claro está, a admirar a beleza dos seus edificios.
Comece pela zona da Ribeira que é de origem medieval e é considerada uma das mais antigas praças. É um local de visita indispensável, dispondo de muitos espaços de animação noturna. Ponto integrante da Rota Urbana do Vinho.

ribeiraporto

Viaje de eléctrico desde o Infante, no centro da cidade, até ao Passeio Alegre, na Foz
do Douro (linha 1).

tram.jpg

Aproveite um passeio a pé por esta zona onde o Rio Douro se encontra com o Oceano
Atlântico.

tram

Faça um cruzeiro pelas pontes do rio Douro num dos típicos “barcos rabelo” e disfrute das vistas espetaculares. No passado estes barcos transportavam as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia – Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado e enviado para outros países.

Programe uma visita às caves do vinho do Porto e aproveite para provar estes deliciosos vinhos.

E já agora, porque não uma visita ao Mercado do Bolhão para conhecer a gente mais genuína da cidade? Desfruta das cores, cheiros e sons únicos deste lugar com mais de 150 anos.

tram

Visite o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves e os seus jardins inspiradores.

Aproveite, também, para visitar as galerias de arte da Rua Miguel Bombarda.

tram

A Livraria Lello é um espaço centenário de cultura que ostenta um estilo arquitetónico único, combinando neogótico com “art nouveau” e “art déco”. Para além de ser um espaço mágico e um ponto de visita incontornável da cidade é, também, considerada uma das mais belas do mundo.

tram

O Palácio da Bolsa do Porto apresenta, em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.

mercado

O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que compõem as paredes e tecto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.

Cruze a Ponte Luis I em direcção à marginal de Vila Nova de Gaia.

Aqui encontrará todo o tipo de bares e restaurantes, com vistas panorâmicas sobre o Porto. Perfeito para uma refeição romântica…

Assista a um concerto na Casa da Música. É uma obra arquitectónica fantástica desenhada pelo holandês Rem Koolhaas.

tram

O Teatro Nacional de São João foi inaugurado pela segunda vez em 1920 depois de ser totalmente destruído por um incêndio. Hoje, o edifício totalmente reconstruído é um dos principais edifícios da cidade e local de realização dos principais espectáculos culturais.

tram.jpg

Aproveite para para assistir uma peça de teatro!

Viaje à Belle Époque portuense tomando um chá no Café Majestic.

Mais do que um mero café, o Majestic conta a história do Porto. O Porto dos anos vinte, das tertúlias políticas e do debate de ideias. O Porto da “Bélle Époque”, dos escritores e dos artistas. O Porto da intensa polarização social da cultura ao sabor do café ou do absinto escondido…

tram

Aproveite para fazer compras nas lojas mais tradicionais da Rua de Santa Catarina onde encontrará todo o tipo de stands de artesanato e espectáculos de rua montados por artistas locais.

tra.jpg

Relaxe com um passeio pelos jardins do Palácio de Cristal onde poderá desfrutar de uma vista incrível sobre o rio Douro.

tram

Respire a tranquilidade da cidade enquanto passeia a pé pela Avenida dos Aliados e admira a bela arquitectura dos edifícios que a rodeiam.

tram

Suba os 240 degraus da Torre dos Clérigos. Aqui poderá observar praticamente todos os pontos da cidade.

tram.jpg

Para conhecer o lado mais cosmopolita da vida nocturna da cidade tem que passar pela zona da “Galeria de Paris” e pelas ruas paralelas. Aí encontrará bares, restaurantes e muita gente simpática!

tra

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.